APAMVET
Artigos APAMVET

Intoxicação em animais domésticos atendidos em um hospital veterinário universitário da cidade de São Paulo, Brasil, durante o período de 2010 a 2020

BOLETIM APAMVET v.13 n.1 (2022)

A exposição de animais às substâncias potencialmente tóxicas não é incomum na Medicina Veterinária e o diagnóstico da intoxicação ainda é um grande desafio para o profissional. Conhecer as principais agentes responsáveis por intoxicação torna o tratamento clínico-emergencial mais efetivo, promove um diagnóstico mais rápido e pode melhorar o prognóstico. Assim, o objetivo do presente estudo foi coletar informações relacionadas aos casos de intoxicação em animais atendidos num Hospital Veterinário Universitário de um grande centro urbano, num período de 10 anos. Os principais agentes tóxicos responsáveis por intoxicação em cães e gatos foram os medicamentos e os praguicidas, em ruminantes foram o cobre e as zootoxinas, enquanto em equinos foram as zootoxinas.


Medicina Tradicional Chinesa como tratamento integrativo para afecções em coluna vertebral em pequenos animais

BOLETIM APAMVET v.13 n.1 (2022)

O uso da medicina tradicional chinesa no controle da dor em animais tem sido muito adotado principalmente em casos de doença do disco intervertebral em cães. Algumas das modalidades utilizadas da Medicina Tradicional Chinesa são: a moxaterapia, farmacopuntura, medicina herbal, acupuntura e eletroacupuntura, podendo ser utilizadas em conjunto obtendo efeitos sinérgicos, ou isoladamente. Vários investigações e relatos especialmente em eletroacupuntura, acupuntura e farmacoacupuntura têm demonstrado que essas técnicas podem ser utilizadas auxiliando na recuperação mais rápida, ajudando no controle de dor e na recuperação neurológica.


Busca por fontes alternativas de alimentos

Boletim APAMVET, v. 12 n. 3 (2021)

Com a crescente demanda mundial por alimentos e a necessidade de se buscar uma maior sustentabilidade na produção dos mesmos, os insetos surgem como uma alternativa com grandes possibilidades de atender as exigências nutricionais dos animais de produção e principalmente para o mercado Pet food de forma que é necessário que os profissionais do agronegócio estejam atentos a todas as possibilidades e desafios que esta nova produção apresenta.


Estudo de viabilidade econômica na inclusão de novos ingredientes na dieta de animais de produção

Boletim APAMVET, v. 12 n. 3 (2021)

O trabalho de fonte própria do autor realizou simulações econômicas buscando compreender viabilidade do uso da farinha de insetos na dieta de frango de corte, utilizando-se de ferramentas de Excel


Insetos como ingrediente funcional na nutrição de frangos de corte

Boletim APAMVET, v. 12 n. 3 (2021)

O uso de insetos como ingrediente funcional e/ou aditivo pela indústria avícola é uma abordagem promissora uma vez que os insetos combinam valor nutritivo e propriedades nutracêuticas à um sistema de criação eficiente. Os insetos Tenebriomolitore Hermetiailluscens(BSF, Black soldier fly) são os principais candidatos por sua capacidade de crescer e se desenvolver facilmente em resíduos orgânicos de forma a constituir uma abordagem prevista nos conceitos de Economia Circular e Saúde Única. Uma série de estudos foram conduzidos na ESALQ-USP nos últimos 5 anos para avaliar o uso de insetos, tenébrio e BSF, em dietas para frangos de corte afim de explorar o uso como ingrediente funcional. Por fim, os estudos realizados forneceram indícios dos benefícios do uso de insetos como ingrediente funcional na nutrição de frangos de corte capaz de melhorar o desempenho e a saúde inclusive capaz de compensar parcialmente os efeitos do uso antibiótico promotor de crescimento e ionóforos (...)