APAMVET
Artigos APAMVET

Doenças de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial

Boletim APAMVET, v. 6, n. 2 (2015)

A Instrução Normativa do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), No. 50 de 24 de setembro de 2013, publicada no Diário Oficial da União de 25 de setembro de 2013 estabelece a lista de doenças de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial, constituído pelas unidades do MAPA e pelos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Animal em atendimento ao art. 5º. do Anexo do Decreto No . 5741 de 30 de março de 2006.


Influenza aviária

Boletim APAMVET, v. 6, n. 2 (2015)

Influenza Aviária é uma infecção das aves causada por um Orthomixovirus do gênero Influenzavirus tipo A, que pode lesar o trato respiratório, entérico, reprodutivo e nervoso das aves domésticas, aquáticas e silvestres. A OIE – Organização Mundial de Saúde Animal classifica os vírus de Influenza como sendo de baixa e de alta patogenicidade, sendo que muitas vezes os de baixa patogenicidade podem transformar-se nos de alta patogenicidade e, por isso, todos os tipos de vírus H5 e H7 de baixa patogenicidade também são de notificação obrigatória.


O aquarismo e o médico veterinário

Boletim APAMVET, v. 6, n. 2 (2015)

O aquarismo é uma modalidade que está em crescimento no Brasil e ainda carece de médicos veterinários que possam auxiliar na medicina de peixes. O desconhecimento faz com que, frequentemente, peixes infectados por fungos serem tratados com antiparasitários e vice-versa, fato que obviamente levará este peixe ao óbito.


Psicotrópicos e entorpecentes: o grande dilema

Boletim APAMVET, v. 6, n. 2 (2015)

Com a nova Resolução do CFMV (leitura obrigatória) tanto os Hospitais- HV (Art.30 III c,3 e 4) e as Clinicas Veterinárias – CV (Art.5o II a 3e 4) deverão ter armário de fácil acesso com chave para a guarda de medicamentos controlados. Em outro item cita: será obrigatória a sua escrituração em livros apropriados de guarda do médico veterinário, responsável técnico, devidamente registrados nos órgãos competentes.


Acupuntura veterinária: como funciona? quando indicar?

Boletim APAMVET, v. 6, n. 1 (2015)

A acupuntura já faz parte da rotina de tratamento na medicina veterinária. Diversos profissionais, mesmo não atuando na área, indicam este tratamento milenar como forma integrativa. Desta forma, a acupuntura veterinária vem tendo cada vez mais atenção no Ocidente.