APAMVET
Artigos APAMVET

Bem-estar na avicultura de corte

Boletim APAMVET, v. 3, n. 2 (2012)

O Brasil é atualmente um dos grandes atores da avicultura moderna. Assim como os demais países que possuem uma avicultura avançada, precisa observar e acatar a demanda de consumidores cada vez mais exigentes, para os quais os atributos de qualidade dos alimentos, especialmente os de origem animal, envolvem além dos já conhecidos quesitos nutricionais e sanitários, questões filosóficas e éticas, como o bem- estar animal.


Entrevista da Comissão Nacional de Saúde Ambiental do CFMV

Boletim APAMVET, v. 3, n. 2 (2012)

Trata dos impactos ambientais gerados pelo médico veterinário, da sua responsabilidade com os recursos naturais, de licenças ambientais e da importância das Áreas de Preservação Permanentes (APP´s).


É possível manter porcas prenhes fora da gaiola... por que não?

Boletim APAMVET, v. 3, n. 1 (2012)

Tratar bem os animais não significa nenhum custo adicional e não é prerrogativa da criação intensiva. É provável que a falta de humanidade e comunicação para com os animais seja um reflexo da própria falta de humanidade da “sociedade industrial” de hoje. É seguindo algumas regras de comportamento que o sistema de criação intensivo se desenvolverá, levando em consideração o bem-estar animal como “modo” de criação, mesmo que esta seja intensiva.


Entrevista da Comissão Nacional de Saúde Ambiental do CFMV

Boletim APAMVET, v. 3, n. 1 (2012)

Trata de impactos ambientais, do Estudo de Impacto Ambiental-EIA e do Relatório de Impacto Ambiental-RIMA, dos principais problemas ambientais da atualidade e do descarte de resíduos sólidos.


Os progressos do diagnóstico por imagem

Boletim APAMVET, v. 3, n. 1 (2012)

Para avaliar a substancial mudança ocorrida com o advento dos diferentes métodos de diagnósticos que contamos atualmente, lembramos que no caso da radiologia, inicia-se com o uso do primeiro aparelho de Raios X, GE de 30 mA, instalado na Faculdade de Medicina Veterinária da USP na década de quarenta.