APAMVET

Boletim APAMVET, v. 10, n. 1 (2019)


Esporotricose: situação na cidade de São Paulo e a importância do clínico veterinário na vigilância dessa zoonose

Esporotricose é uma zoonose causada pelo fungo Sporothrix sp e transmitida por inoculação do agente na pele de animais e pessoas. O artigo trata do papel do clínico veterinário na identificação e notificação de animais doentes, para prevenção, tratamento e manejo adequado, visando diminuir a transmissão da zoonose.


Marketing Pet

Aborda a evolução do mercado pet e aponta algumas tendências do mercado, por meio de entrevistas realizadas com a diretora da empresa Petz e com o diretor da Clínica Sena Madureira.


O adestramento positivo e suas consequências nem sempre positivas

Trata do adestramento inteligente de pets e da importância de conhecer suas tendências e influências para médicos veterinários, abordando a questão da relação emocional e coabitação de humanos e pets.


O ensino superior pode mudar?

Apresenta fatos históricos relacionados ao ensino e à escola, citando as transformações necessárias para melhorar o ensino superior e as formas de aprendizado.


Tratamento de Elefante-africano (Teresita)

A Fundação Parque Zoológico de São Paulo recebeu por doação do Sr. José Arturo Olivares Ramirez, proprietário do Circo Gigante Hermano Gasca, um exemplar fêmea de elefante-africano (Loxodonta africana) em 1996. O artigo apresenta os tratamentos e cuidados recebidos pelo animal quando chegou ao zoológico.