APAMVET

BOLETIM APAMVET v.13 n.1 (2022)


Intoxicação em animais domésticos atendidos em um hospital veterinário universitário da cidade de São Paulo, Brasil, durante o período de 2010 a 2020

A exposição de animais às substâncias potencialmente tóxicas não é incomum na Medicina Veterinária e o diagnóstico da intoxicação ainda é um grande desafio para o profissional. Conhecer as principais agentes responsáveis por intoxicação torna o tratamento clínico-emergencial mais efetivo, promove um diagnóstico mais rápido e pode melhorar o prognóstico. Assim, o objetivo do presente estudo foi coletar informações relacionadas aos casos de intoxicação em animais atendidos num Hospital Veterinário Universitário de um grande centro urbano, num período de 10 anos. Os principais agentes tóxicos responsáveis por intoxicação em cães e gatos foram os medicamentos e os praguicidas, em ruminantes foram o cobre e as zootoxinas, enquanto em equinos foram as zootoxinas.


Medicina Tradicional Chinesa como tratamento integrativo para afecções em coluna vertebral em pequenos animais

O uso da medicina tradicional chinesa no controle da dor em animais tem sido muito adotado principalmente em casos de doença do disco intervertebral em cães. Algumas das modalidades utilizadas da Medicina Tradicional Chinesa são: a moxaterapia, farmacopuntura, medicina herbal, acupuntura e eletroacupuntura, podendo ser utilizadas em conjunto obtendo efeitos sinérgicos, ou isoladamente. Vários investigações e relatos especialmente em eletroacupuntura, acupuntura e farmacoacupuntura têm demonstrado que essas técnicas podem ser utilizadas auxiliando na recuperação mais rápida, ajudando no controle de dor e na recuperação neurológica.

Comentários
Nenhum comentário encontrado!