Embora, na literatura veterinária, poucos artigos abordem o tema animais de companhia idosos, o conhecimento sobre esse assunto é essencial, seja pelo crescimento do setor ou pelo papel dos animais de companhia como membros da família. A maior importância desses animais traz com ela expectativas mais altas com relação aos cuidados veterinários, que devem aliar a técnica de alto padrão à possibilidade de prolongamento da saúde e da vida animal pelo maior tempo possível. Entretanto, o que fazer quando a vida de um animal não pode ser prolongada com qualidade aceitável?
Entrevista feita pelo Acadêmico Angelo J. Stopiglia com a médica-Veterinária THAIS MACHADO VIEIRA, fundadora e gestora da rede ANIMANIACS localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo.
Texto sobre o Médico Veterinário Milton Thiago de Melloque, no dia 5 de fevereiro de 2023, estará festejando o seu 107º aniversário.
Barefoot é uma modalidade na qual os cavalos não utilizam ferradura, um tema que vem ganhando destaque, principalmente após a Olimpíada. Os benefícios do barefoot são muitos; englobam a questão de bem estar, da melhora da propriocepção, recuperação de estruturas internas do casco como o coxim digital (que costuma ser atrofiado em cavalos com ferradura), melhora a absorção de impactos e proteção de articulações.
Você já ouviu falar de carne de laboratório? Como é produzida? Tem gosto de carne? E quanto aos hormônios utilizados na produção, seriam seguros? Até que ponto é ético? Seria consumida por pessoas que adotam uma dieta vegana? Será saudável e sustentável?
A autora aborda o tema relativo à inflamação sistêmica em cavalos de esporte não apenas na parte relativa a recuperação clínica ou cirúrgica destes animais mas também em seu desempenho. Para tal, a análise de fatores e doenças ligadas a endocrinologia e a nutrologia dos equinos vem ganhando destaque na Medicina Veterinária, à semelhança da Medicina Humana. Assim, mostra informações relevantes quanto a alimentação dos cavalos, nos dias de hoje, e no que se refere às doenças endócrinas como a resistência à insulina, a disfunção da pars intermedia da pituitária (PPID) e hiperlipidemia, propondo um manejo adequado com exercícios físicos, mudança do padrão alimentar e tratamento medicamentoso