Trata dos ganhos do tratamento oncológico para os cães e gatos, e ressalta que o uso de drogas citotóxicas deve ser tratado com muito cuidado. Apresenta a importância no cuidado e precaução ao se lidar com essas drogas tanto na clínica veterinária (manipulação, preparo e administração) quanto em casa, com os tutores de animais que recebem este tipo de tratamento.
Apresenta a importância dos cuidados com os cães e gatos na fase que antecede as consultas veterinárias, visto que a forma de transporte e a espera pela consulta podem afetar o comportamento dos animais e até o resultado nos exames.
Trata de questões relacionadas ao manejo do luto na clínica veterinária: como o médico veterinário faz o manejo do luto com seus clientes? Será que ele se sente capacitado para realizar tal manejo? E como processa seu próprio luto?
Apresenta o Sistema Eletrônico Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários – Sipeagro, que visa coordenar e gerir os cadastros e registros de estabelecimentos, produtos agropecuários e afins de forma integrada a um banco de dados único, e ressalta a importância do cadastro do médico veterinário no sistema.
Diagnosticar, examinar, prescrever, orientar, indicar são tarefas da rotina do médico veterinário clínico. Com tantas atribuições e responsabilidades, agora há mais uma: o estudo do comportamento animal. Mas será que isso é realmente necessário? Fará alguma diferença no atendimento? Este artigo responde estes e outros questionamentos.