APAMVET
Artigos APAMVET

Entrevista de uma médica veterinária empreendedora

Boletim APAMVET, v. 13, n. 3 (2022)

Entrevista feita pelo Acadêmico Angelo J. Stopiglia com a médica-Veterinária THAIS MACHADO VIEIRA, fundadora e gestora da rede ANIMANIACS localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo.


Historiar é preciso: Milton Thiago de Mello, ícone da veterinária brasileira

Boletim APAMVET, v. 13, n. 3 (2022)

Texto sobre o Médico Veterinário Milton Thiago de Melloque, no dia 5 de fevereiro de 2023, estará festejando o seu 107º aniversário.


Médica Veterinária brasileira traz informações interessantes sobre “Barefoot”

Boletim APAMVET, v. 13, n. 3 (2022)

Barefoot é uma modalidade na qual os cavalos não utilizam ferradura, um tema que vem ganhando destaque, principalmente após a Olimpíada. Os benefícios do barefoot são muitos; englobam a questão de bem estar, da melhora da propriocepção, recuperação de estruturas internas do casco como o coxim digital (que costuma ser atrofiado em cavalos com ferradura), melhora a absorção de impactos e proteção de articulações.


O que é carne cultivada em laboratório?

Boletim APAMVET, v. 13, n. 3 (2022)

Você já ouviu falar de carne de laboratório? Como é produzida? Tem gosto de carne? E quanto aos hormônios utilizados na produção, seriam seguros? Até que ponto é ético? Seria consumida por pessoas que adotam uma dieta vegana? Será saudável e sustentável?


Por que a Endocrinologia e a Nutrologia são essenciais para o sucesso da Prevenção e do Tratamento das lesões em Equinos?

Boletim APAMVET, v. 13, n. 3 (2022)

A autora aborda o tema relativo à inflamação sistêmica em cavalos de esporte não apenas na parte relativa a recuperação clínica ou cirúrgica destes animais mas também em seu desempenho. Para tal, a análise de fatores e doenças ligadas a endocrinologia e a nutrologia dos equinos vem ganhando destaque na Medicina Veterinária, à semelhança da Medicina Humana. Assim, mostra informações relevantes quanto a alimentação dos cavalos, nos dias de hoje, e no que se refere às doenças endócrinas como a resistência à insulina, a disfunção da pars intermedia da pituitária (PPID) e hiperlipidemia, propondo um manejo adequado com exercícios físicos, mudança do padrão alimentar e tratamento medicamentoso