APAMVET
Artigos APAMVET

Entrevista da Comissão Nacional de Saúde Ambiental do CFMV

Boletim APAMVET, v. 2, n. 3 (2011)

Trata dos impactos ambientais gerados pelo médico veterinário, de habitat, de nicho ecológico, de fragmentação de paisagem e de revigoramento populacional.


Garoupas em cativeiro

Boletim APAMVET, v. 2, n. 3 (2011)

A garoupa verdadeira (Epinephelus marginatus) é um peixe muito conhecido e apreciado para a pesca esportiva e também como alimento sendo um dos produtos pesqueiros mais valorizados comercialmente no Brasil.


Rondeel lança uma nova luz sobre alojamento de aves poedeiras

Boletim APAMVET, v. 2, n. 3 (2011)

Os aviários tem geralmente forma retangular e no seu interior as aves são mantidas ou em gaiolas ou sobre cama. Essas construções são fáceis de reconhecer. O galpão Rondeel, porém, é único no sentido em que seu aspecto é diferente dos galpões usuais de postura, tem uma forma circular e inclui instalações ao ar livre para as aves, apresentando um conceito verdadeiramente original para o setor avícola.


Aquicultura

Boletim APAMVET, v. 2, n. 1 (2011)

Trata da aquicultura no Brasil, englobando os seguintes aspectos da atividade: condições ambientais, representação, necessidades para o incremento e a salvaguarda, cuidados, regulamentação, doenças, produção segura, sustentabilidade e melhorias.


Existem alternativas para a produção intensiva?

Boletim APAMVET, v. 2, n. 1 (2011)

A população mundial vai continuar crescendo nos próximos 40 anos, atingindo 9 bilhões de habitantes. Algumas pessoas consideram que o mundo vai precisar de 50% mais alimentos para este número extra de pessoas e para o aumento na demanda de produtos de origem animal causado pela melhora do padrão de vida no mundo inteiro. Mas este pensamento considera que bilhões de pessoas vão se alimentar no mesmo nível excessivo do mundo ocidental de hoje, uma ideia improvável e pouco saudável.