APAMVET
Artigos APAMVET

Entrevista com Dra. Luciana Hardt - Diretora do Instituto Pasteur - São Paulo

Boletim APAMVET, v. 6, n. 1 (2015)

Entrevista com a primeira diretora veterinária do Instituto Pasteur - S.Paulo, na qual ela conta sua trajetória, a história do Instituto, e trata da doença raiva.


Brucelose humana reemerge como preocupante doença ocupacional

Boletim APAMVET, v. 5, n. 5 (2014)

Caracterizada como importante zoonose de distribuição mundial, a brucelose é um sério problema de saúde pública. A incidência da brucelose humana varia predominantemente com a prevalência regional da enfermidade em animais de produção: bovinos, ovinos, caprinos, suínos e equinos. Com menos frequência, os cães assumem algum risco de transmissão domestica ou mesmo ocupacional.


Entrevista: monitoração minimamente invasiva

Boletim APAMVET, v. 5, n. 5 (2014)

A incorporação de sistemas de monitoração durante a anestesia e no paciente de alto-risco, foi um dos grandes avanços dos últimos 25 anos contribuindo imensamente para a diminuição da mortalidade nestes pacientes.


Homeopatia veterinária: uma especialidade em crescimento

Boletim APAMVET, v. 5, n. 5 (2014)

Homeopatia em Medicina Veterinária vem ganhando cada vez mais espaço no cenário das especialidades, com destaque a clínica de animais de companhia e, mais recentemente, na produção animal. Dentro do contexto terapêutico, ela se caracteriza por evidências clínicas devido a sua eficácia e segurança na cura das doenças, buscando o equilíbrio do indivíduo em seus aspectos psíquicos e orgânicos, proporcionando uma melhor condição de vida ao paciente, seja ele humano ou animal, podendo ainda ser usada na prevenção, em se tratando de uma população.


Óleos funcionais: uma alternativa como promotor de crescimento

Boletim APAMVET, v. 5, n. 5 (2014)

O uso de promotores de crescimento na alimentação de animais tem sofrido grandes mudanças na União Européia. Empregados com sucesso há mais de 50 anos, estes aditivos foram banidos na Europa em 2006, o que intensificou as pesquisas para descobrir produtos alternativos. Já estão em uso com bons resultados na alimentação de aves, suínos e bovinos os pro-bióticos e as leveduras. Ultimamente, certos tipos de óleos demonstraram interferir na fermentação do rúmen produzindo mais ácidos gráxos.