O Mormo é uma enfermidade causada pela bactéria Burkholderiamallei que acomete principalmente os equídeos e é caracterizada por provocar lesões nos sistemas respiratório cutâneo e linfático. Em virtude do grande impacto gerado na equideocultura e, principalmente, por ser uma enfermidade de caráter zoonótico, está incluída na lista de doenças de notificação imediata de qualquer caso suspeito no Brasil, e os casos confirmados são informados a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Texto aborda o impacto da pandemia de COVID-19 no segmento Pets brasileiro, sejam eles negativos como queda nas vendas e drástica redução dos serviços veterinários por um certo tempo, como positivos como aumento da adoção de animais. Mostra também quais são as tendências relacionadas ao comportamento dos consumidores e da sociedade aceleradas pela pandemia e qual seu impacto na atividade veterinária, à médio e longo prazos.
A suinocultura é uma atividade econômica responsável por garantir a renda de milhares de famílias. O sistema intensivo, propiciou um aumento de criação de animais em pequenas áreas e por consequência elevou a geração de dejetos suínos (DS) que se descartados de maneira inadequada, podem levar a um descontrole ambiental. O biodigestor que consiste em um tanque escavado no solo, impermeável e coberto com material sintético é uma alternativa viável para o tratamento de DS, com sequestro e produção de biogás e adubo orgânico. A conversão em energia elétrica, quando se trata do biogás, torna-se importante insumo na produção de suínos.
Entrevista com o Dr. Mauricio Salvador que além de Médico Veterinário e Analista de Sistemas, é também uma das principais lideranças do setor de e-commerce do Brasil, atual presidente da Associação Brasileira de e-Commerce, a ABCOMM. Dr. Mauricio Salvador aborda detalhes sobre sua carreira, destaca as principais inovações do mundo digital que estão impactando os profissionais veterinários dá conselhos de como se preparar para o mundo digital.
O ozônio (O3) é uma molécula formada por três átomos de oxigênio, encontrada no estado gasoso em condições específicas de pressão e temperatura. Sua obtenção para fins terapêuticos ocorre pela passagem de oxigênio medicinal através de um gerador específico para essa finalidade, onde um fluxo de oxigênio é submetido a uma determinada carga elétrica, gerando a formação de uma concentração de ozônio. A ozonioterapia é uma terapia que utiliza uma mistura gasosa com 5% de ozônio (O3) e 95% de oxigênio (O2) medicinal puro que funciona como “gatilho” para um efeito modulador nas mais variadas funções celulares já conhecidas. Essas atividades a nível bioquímico, e não a ação direta do ozônio, é que são as responsáveis pelos efeitos terapêuticos