A PCR vem sendo utilizada como um parâmetro auxiliar de diagnóstico e de monitoramento de inúmeras doenças inflamatórias em cães, sendo que o seu nível no soro sanguíneo está geralmente interligada com o grau de desenvolvimento e evolução da atividade do processo patológico. Em outra alteração clínica, a PCR em concentrações séricas com aumento significativo pode indicar um quadro de anemia progressiva em cães e com isso alertar o clínico sobre a gravidade da enfermidade
Objetivou-se com esse trabalho mostrar uma nova técnica para tratamento de queimadura em animais selvagens, a pele de tilápia (Oreochromis niloticus) é uma fonte de biomaterial para epitélios que sofreram atritos com altas temperaturas. A pele da tilápia por ter características físicas como resistência à tração e altas concentrações de ômega 3 e colágeno, e o seu uso tem demostrado pontos positivos para redução do tempo de cativeiro de animais selvagens que sofreram queimaduras.
Esporotricose é uma zoonose causada pelo fungo Sporothrix sp e transmitida por inoculação do agente na pele de animais e pessoas. O artigo trata do papel do clínico veterinário na identificação e notificação de animais doentes, para prevenção, tratamento e manejo adequado, visando diminuir a transmissão da zoonose.
Aborda a evolução do mercado pet e aponta algumas tendências do mercado, por meio de entrevistas realizadas com a diretora da empresa Petz e com o diretor da Clínica Sena Madureira.
Trata do adestramento inteligente de pets e da importância de conhecer suas tendências e influências para médicos veterinários, abordando a questão da relação emocional e coabitação de humanos e pets.