APAMVET
Artigos APAMVET

Garoupas em cativeiro

Boletim APAMVET, v. 2, n. 3 (2011)

A garoupa verdadeira (Epinephelus marginatus) é um peixe muito conhecido e apreciado para a pesca esportiva e também como alimento sendo um dos produtos pesqueiros mais valorizados comercialmente no Brasil.


Rondeel lança uma nova luz sobre alojamento de aves poedeiras

Boletim APAMVET, v. 2, n. 3 (2011)

Os aviários tem geralmente forma retangular e no seu interior as aves são mantidas ou em gaiolas ou sobre cama. Essas construções são fáceis de reconhecer. O galpão Rondeel, porém, é único no sentido em que seu aspecto é diferente dos galpões usuais de postura, tem uma forma circular e inclui instalações ao ar livre para as aves, apresentando um conceito verdadeiramente original para o setor avícola.


Aquicultura

Boletim APAMVET, v. 2, n. 1 (2011)

Trata da aquicultura no Brasil, englobando os seguintes aspectos da atividade: condições ambientais, representação, necessidades para o incremento e a salvaguarda, cuidados, regulamentação, doenças, produção segura, sustentabilidade e melhorias.


Existem alternativas para a produção intensiva?

Boletim APAMVET, v. 2, n. 1 (2011)

A população mundial vai continuar crescendo nos próximos 40 anos, atingindo 9 bilhões de habitantes. Algumas pessoas consideram que o mundo vai precisar de 50% mais alimentos para este número extra de pessoas e para o aumento na demanda de produtos de origem animal causado pela melhora do padrão de vida no mundo inteiro. Mas este pensamento considera que bilhões de pessoas vão se alimentar no mesmo nível excessivo do mundo ocidental de hoje, uma ideia improvável e pouco saudável.


Transporte internacional de animais de companhia

Boletim APAMVET, v. 2, n. 1 (2011)

O Serviço de Vigilância Agropecuária (VIGIAGRO) é o órgão do Ministério da Agricultura atualmente responsável pela certificação zoossanitária internacional dos animais que saem do Brasil e pela verificação do estado de saúde e atendimento aos nossos requisitos zoossanitários para os que entram ou retornam de viagem. O Fiscal Federal Agropecuário com formação em Medicina veterinária será o servidor público com a competência técnica e legal para esta atividade.