APAMVET
Artigos APAMVET

Principais achados endoscópicos no diagnóstico de doenças gastrointestinais crônicas em cães e gatos

Boletim APAMVET, v. 15, n. 1 (2024)

O emprego da endoscopia digestiva em pequenos animais vem se tornando cada vez mais popular como auxílio diagnóstico das afecções gastrointestinais que acometem cães e gatos. A acessibilidade direta ao lúmen do trato gastrointestinal em conjunto com a realização de biópsia da mucosa aumenta o potencial de conclusão diagnóstica. O exame histopatológico das biópsias guiadas por endoscopia de estômago e intestinos é fundamental para distinguir e classificar os tipos de lesões visibilizadas macroscopicamente pela endoscopia. No entanto, é importante a expertise do profissional no momento da coleta, pois em alguns casos estas biópsias podem ser superficiais ou pouco elucidativas em relação ao tipo de afecção


A Associação dos Ex-alunos da FMVZ/USP realiza o XIV Encontro de Turmas

Boletim APAMVET, v. 14, n. 3 (2023)

No último dia 27 de outubro, a Associação dos Ex-alunos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ/USP, sob a presidência do Prof. Dr. José Antonio Visintin realizou o XIX Encontro dos Ex-Alunos.


Deputado federal, Pedro Lupion aponta Brasil como chave para alimentar o mundo

Boletim APAMVET, v. 14, n. 3 (2023)

Em entrevista à Gessulli Agrimídia, Pedro Lupion compartilha perspectivas e desafios do agronegócio brasileiro e o papel da Frente Parlamentar na defesa dos interesses dos produtores rurais.


Mulheres veterinárias empreendedoras: entrevista com a Dra. Karina Yazbek

Boletim APAMVET, v. 14, n. 3 (2023)

Entrevista com a Dra. Karina Yazbek sobre mulheres empreendedoras na Medicina Veterinária de São Paulo e suas iniciativas na profissão.


O Codex alimentarius e a qualidade dos alimentos

Boletim APAMVET, v. 14, n. 3 (2023)

Comemora-se neste ano de 2023, os 60 anos de existência do Codex alimentarius, organismo da FAO/OMS para a saúde e alimentação. Embora muitos profissionais da cadeia agropecuária nacional dele tenham ouvido falar e sigam, talvez inconscientemente, seus padrões, normativas e diretrizes, poucos se dão conta de sua real importância no cenário da produção mundial de alimentos e, de forma muito especial, daqueles de origem animal produzidos em nosso país.