O emprego da endoscopia digestiva em pequenos animais vem se tornando cada vez mais popular como auxílio diagnóstico das afecções gastrointestinais que acometem cães e gatos. A acessibilidade direta ao lúmen do trato gastrointestinal em conjunto com a realização de biópsia da mucosa aumenta o potencial de conclusão diagnóstica. O exame histopatológico das biópsias guiadas por endoscopia de estômago e intestinos é fundamental para distinguir e classificar os tipos de lesões visibilizadas macroscopicamente pela endoscopia. No entanto, é importante a expertise do profissional no momento da coleta, pois em alguns casos estas biópsias podem ser superficiais ou pouco elucidativas em relação ao tipo de afecção
No último dia 27 de outubro, a Associação dos Ex-alunos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ/USP, sob a presidência do Prof. Dr. José Antonio Visintin realizou o XIX Encontro dos Ex-Alunos.
Em entrevista à Gessulli Agrimídia, Pedro Lupion compartilha perspectivas e desafios do agronegócio brasileiro e o papel da Frente Parlamentar na defesa dos interesses dos produtores rurais.
Entrevista com a Dra. Karina Yazbek sobre mulheres empreendedoras na Medicina Veterinária de São Paulo e suas iniciativas na profissão.
Comemora-se neste ano de 2023, os 60 anos de existência do Codex alimentarius, organismo da FAO/OMS para a saúde e alimentação. Embora muitos profissionais da cadeia agropecuária nacional dele tenham ouvido falar e sigam, talvez inconscientemente, seus padrões, normativas e diretrizes, poucos se dão conta de sua real importância no cenário da produção mundial de alimentos e, de forma muito especial, daqueles de origem animal produzidos em nosso país.