São apresentados fatos históricos relacionados e importância da área das zoonoses na formação dos médicosveterinários, com destaque para a evolução observada no Estado de São Paulo, Brasil, nos últimos 50 anos ressaltando as Instituições e Profissionais envolvidos.
O diagnóstico de raiva é dependente de testes laboratoriais como a imunofluorescência direta e a prova biológica, dado que enfermidades diversas, com a cinomose no caso de cães, pode tanto confundir o diagnostico clínico quanto ocorrer simultaneamente a raiva e discrepâncias entre tais testes podem ocasionar confusão na interpretação do diagnóstico final. Este é o tema deste texto, trazendo como exemplo o recente caso de raiva em cão registrado na cidade de São Paulo.
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um sistema complexo tanto para diagnostico quanto para o tratamento e poder ser uma ferramenta para a prevenção de doenças, trata-se de um conhecimento secular baseado principalmente no conceito do equilíbrio entre corpo, ambiente interno e externo. Dessa forma, segundo o entendimento chinês, a saúde representa o estado de harmonia, enquanto que a doença surge quando há o desequilíbrio, podendo ter diversas causas. Na MTC o conceito de Yin e Yang é utilizado para representar e explicar a dinâmica dessa relação onde o equilíbrio é gerado através de forças antagônicas que são codependentes. A acupuntura é uma das técnicas mais antigas da MTC que consiste na inserção de agulhas finas de aço inoxidável em locais anatomicamente precisos do corpo, associados a estruturas neurais e vasculares. As terapias multimodais têm sido cada vez mais exploradas na Medicina Aviária.
O emprego da endoscopia digestiva em pequenos animais vem se tornando cada vez mais popular como auxílio diagnóstico das afecções gastrointestinais que acometem cães e gatos. A acessibilidade direta ao lúmen do trato gastrointestinal em conjunto com a realização de biópsia da mucosa aumenta o potencial de conclusão diagnóstica. O exame histopatológico das biópsias guiadas por endoscopia de estômago e intestinos é fundamental para distinguir e classificar os tipos de lesões visibilizadas macroscopicamente pela endoscopia. No entanto, é importante a expertise do profissional no momento da coleta, pois em alguns casos estas biópsias podem ser superficiais ou pouco elucidativas em relação ao tipo de afecção