APAMVET
Artigos APAMVET

Grupo PSICONVET propõe uma nova abordagem em medicina veterinária que valoriza as relações humanas

Boletim APAMVET, v. 4, n. 1 (2013)

O grupo PSICONVET, recentemente criado por veterinários e psicólogos com experiência em oncologia veterinária, se dedica ao estudo do processo do adoecer por câncer em animais, considerando os aspectos físicos, emocionais e sociais dos proprietários.


100 anos da medicina veterinária militar

Boletim APAMVET, v. 3, n. 3 (2012)

O objetivo da veterinária militar é apoiar a força terrestre no cumprimento da sua missão de proteger a pátria de agressões externas, manter a ordem interna e fazer cumprir a Constituição.


Biomecânica em equinos

Boletim APAMVET, v. 3, n. 3 (2012)

Entrevista com a médica-veterinária Hilary Clayton, bacharel em medicina veterinária e cirurgia, PhD, membro da Royal College of Veterinary Surgeons e da American College of Veterinary Sports Medicine and Rehabilitation. Sua linha de pesquisa envolve medicina esportiva equina, especialmente biomecânica, condicionamento esportivo de equinos e interação cavalo-cavaleiro. Recentemente, suas pesquisas estão focadas em evidenciar o efeito de técnicas fisioterapêuticas em cavalos.


Mitos sobre CO2 e CH4: atividades pecuárias e o clima global

Boletim APAMVET, v. 3, n. 3 (2012)

A hipótese do aquecimento global se baseia no aumento das concentrações dos gases de efeito estufa (GEE). Em princípio, quanto maior for a concentração dos GEE, mais calor seria aprisionado no sistema climático e mais elevada seria a temperatura do planeta. Um desses gases, o metano, é considerado um GEE 21 vezes mais poderoso que o gás carbônico (CO2). Ele é produzido pelas atividades humanas que estão ligadas à fermentação anaeróbia de matéria orgânica, particularmente a vegetal. 


Bem-estar na avicultura de corte

Boletim APAMVET, v. 3, n. 2 (2012)

O Brasil é atualmente um dos grandes atores da avicultura moderna. Assim como os demais países que possuem uma avicultura avançada, precisa observar e acatar a demanda de consumidores cada vez mais exigentes, para os quais os atributos de qualidade dos alimentos, especialmente os de origem animal, envolvem além dos já conhecidos quesitos nutricionais e sanitários, questões filosóficas e éticas, como o bem- estar animal.