O primeiro relato sobre uso de animais como parte de tratamentos ocorreu por volta de 1792 na Inglaterra. Estudos mostraram que as pessoas se beneficiaram psicologicamente com a interação homem-animal (por meio da redução da ansiedade e do isolamento, do combate à depressão e da redução de outros aspectos negativos da institucionalização). Alguns benefícios físicos também foram demonstrados como a melhora dos parâmetros cardiovasculares e diminuição da rigidez muscular.
Considerações sobre as técnicas de terapias assistidas por animais.
Conviver com animais de estimação traz benefícios importantes para as pessoas em muitos níveis e os veterinários, nas suas consultas, podem ver diariamente a profunda interação entre as pessoas e os animais.
O Projeto Pet Smile desenvolveu atividades em São Paulo, na área de terapia mediada por animais de junho de 1997 a dezembro de 2010. Constam em sua história funcional incontáveis experiências que comprovam a contribuição positiva da presença do animal para a humanização hospitalar.
Primeira parte da entrevista com o higienista ambiental, médico veterinário, Dr. Angelo J. Boggio, sobre o combate a roedores.